quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Encyclia linearifolioides


Esta planta requer boa drenagem e meia sombra, ela esta debaixo do pé de pinha, em um pedaço de madeira. Sua floração é inverno/primavera, a duração da flor é de trinta dias, e esta flor mede 3x 3 cm.

Dendrobium moschatum


Planta de grande porte, suas flores lembram muito um sapatinho, a cor é incrível em tom salmão, cultivo no pé de pinha no local mais ensolarado. Sua floração é na primavera, e a duração da flor é de até sete dias. Rego em dias alternados. Esta em uma placa de fibra de coco.

Leptotes unicolor

Esta orquídea esta cultivada em uma plaquinha, debaixo do  sombrite 50%, sua flor dura até vinte dias, seu perfume é bem suave. Rego em dias alternados.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Miltonia flavescens

Época de floração desta orquídea ocorre no final da primavera começo do verão, a duração da flor é de 20 dias. As flores são pequenas e perfumadas. Se deixar forma grandes touceiras e assim o efeito ornamental é grande. Esta debaixo do sombrite 50%. As regas devem ser frequentes nas estações de crescimento da planta e no verão, diminuindo no inverno.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Encyclia gonzalezii


A floração desta orquídea ocorre na primavera, sua 
duração é de 25 dias. Sua haste floral é de 20 - 60 cm,
a altura da planta é de 20 - 50 cm. Ela esta em um pedaço de madeira debaixo do pé de pinha. Rego em dias alternados.
Esta floração esta maravilhosa, quatro hastes bem florida.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Encyclia randii

Do género Encyclia, estas orquídeas são as maiores. Despontam geralmente na primavera, são perfumadas, gostam de uma variação de temperatura entre o dia e a noite. Rego em dias alternados. Seu substrato é casca de pinus e carvão vegetal. Esta debaixo do sombrite 50%.

Cattleya Loddigesii

Adquiri esta orquídea em 07/08,  com duas flores, notei que ela estava desnutrida, cortei as flores e troquei de vaso, foi quando vi que ela estava com lesma em seu substrato, troquei o mesmo, lavei as raízes e replantei.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dendrobium aggregatum


Adquiri esta orquídea em 06/06/2008, esta em sua terceira floração, cacho pendente muitas flores, gosta de uma luminosidade media 50%. Chama a atenção pela quantidade de flores e cor que muda um pouco de amarelo a alaranjado.

Encyclia maderoi


Adquiri esta orquídea em 10/08//2008. Esta é sua primeira floração. Duas hastes com varias florzinhas. Rega espaçadas, sempre que o substrato estiver seco. Alta luminosidade. Suas flores abrem em sequência. E duram até 20 dias, perfume bem suave. Esta em um vaso de barro, com substrato misto de sphagnum e placas.

Cattleya skinneri alba

Adquiri esta orquídea em 30/08/08, esta é sua segunda floração. Sua cor rosa lavanda é uma das orquídeas mais comuns encontradas na Costa Rica e é tão popular lá, que ela foi nomeada flor nacional da Costa Rica. O mais raro e, provavelmente, a forma mais bonita é a verdadeira alba, que tem brilhante sépalas brancas e pétalas e um labelo branco com uma garganta amarelo-pálido. A alba verdadeira não tem nenhum traço de cor lavanda em qualquer parte da flor.
Cattleya skinneri produz de cinco a 12 flores em um ponto e geralmente tem mais de um condutor.

C. loddigesii puntada

Adquiri esta orquídea em 03/08/08, esta é sua terceira floração, uma haste com duas flores, ela esta no orquidario em um local de pouco sol, por isto ela não ficou tão salpicada com manchas lilases escuras e vibrantes. Gosta de uma variação de temperatura, rego em dias alternados.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lc. Trick or Treat 'Orange Magic'

Híbrido com flores de coloração alaranjada, multiflotal. Esta debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados.

Dendrobium nobile

 Seu nome "nobile" vem da antiga China, quando somente a nobreza podia cultivar esta planta.  No inverno, quando as folhas caem , despontam inúmeras flores nos entrenós ao longo do pseudobulbos, perfumadas. Cultivo em pleno sol, rego em dias alternados.

Ascocentrum miniatum

.Orquídea muito florífero, com pequenas flores e muitos cachos.Seu perfume é suave. Alta umidade.Esta debaixo do pé de pinha, em uma placa de fibra.

Dendrobium findlayanum


Esta orquídea foi um presente de uma grande amiga, Zuleika. Planta incrível, seu bulbo em forma de bolinhas, é lindo... 
Haste floral em cacho e multifloral, tem um perfume bem fraco, gosta de umidade. Esta debaixo do pé de pinha em um vaso de plástico. Esta é sua primeira floração.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Phalaenopsis hybrid


As orquídeas phalaenopsis são as mais comercializadas no mundo, adquirindo as mais variadas formas, tamanhos e cores.

Cattleya guatemalensis


Esta cattleya é um híbrido natural entre Cattleya skinneri e Cattleya aurantiaca. Hoje em dia, esse híbrido natural está sendo refeito inúmeras vezes em cultivo, devido a beleza das suas flores, variando muito em coloração e forma. Esta é uma muda pequena, sendo sua segunda floração, duas hastes com seis flores cada.

Lc. god. ddiger x Blc. trick ortreat


Adquiri este híbrido em 08/08, esta em sua quarta floração, geralmente três hastes com diversas flores, chama a atenção pela cor e quantidade. Esta debaixo do sombrite 50%, rego em dias alternados. Não tem perfume.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cattleya Bob Betts

Adquiri esta orquídea em 07/08, uma vez por ano ela floresce, tem um perfume fraco e suave. Suas pétalas e seu labelo que é uma pétala diferenciada são bem grandes.

Lc. Tropical Trick


Um belo híbrido, muito vistoso, terceira floração,
geralmente duas hastes, com cinco a sete flores em cada haste. Esta em um vaso médio de plástico debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados.

Phalaenopsis hybrid


Adquiri esta orquídea em 09/07, desde então ela me oferece esta beleza de duas a três vezes por ano, sempre uma haste com cinco ou sete flores.

Rhynchostylis gigantea

Adquiri esta orquídea em 08/08. Orquídea de florada muito ornamental. Exalam um perfume cítrico. Esta em um pequeno vaso de plástico, debaixo do sombrite 50%. Rego diariamente.

Cattleya porphyroglossa

Adquiri esta orquídea em 05/09, espécie epífita de pequeno porte. Seu perfume é tão adocicado que fica enjoativo. Esta em um vaso de plástico debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Laelia flava


No final do outono e inicio do inverno, surge uma haste de até 30cm de comprimento, onde despontam na parte terminal pequenas flores amarelas e estreladas. A foto não ficou muito boa, ela esta no vaso de plástico, debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados.

sábado, 3 de julho de 2010

Angraecum sesquipedale


Também conhecida como orquídea-cometa, ela foi mencionada em um dos livros de Charles Darwin. Tem um formato muito curioso, estrelado e desenvolve uma enorme calda que pode chegar a 1 metro de comprimento. Adquiri esta orquídea em 06/08 na exposição de Rio Claro/Sp., esta é sua terceira floração. Esta em um vaso grande de plástico, debaixo do sombrite 50%. Sua rega é diária. As flores são cerosas, duráveis e muito perfumadas.

Rhynchostylis gigantea var. alba


A variedade alba é toda branca. Esta é a primeira floração. Exalam um intenso perfume cítrico. Cultivo debaixo do sombrite 50%. Rego diariamente, quando muito quente ou seco duas vezes ao dia. Muito fascinantes!!!

Rhynchostylis gigantea var. red

Florescência entre o outono e o inverno, adquiri em 06/08 exposição Rib. Preto/Sp., esta é sua segunda floração, um cacho, suas flores são cerosas, bem vermelhas, e perfumadas.

Rhynchostylis gigante

Rincostílis-gigante(pronuncia), adquiri
em 05/08, esta é sua primeira floração
06/10, um cacho pequeno, seu perfume é cítrico e intenso, necessita de grande umidade e ventilação.

Lc. Magic Bell "New Trick"


Híbrido bem florido, adquirido em 04/09 exposição de São Carlos/Sp., sem perfume, seu colorido é bem vistoso, em cada haste geralmente de cinco a seis flores.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bc. Pastoral alba "Innocence"


Este é um cruzamento bastante conhecido e usado ele próprio como matriz em outros cruzamentos. Sua flor é bem grande, a época de floração é outono/inverno. Esta orquídea foi adquirida em 06/09, esta é sua segunda floração. Esta em um vaso de cerâmica grande debaixo do sombrite 50%, rego a cada dois dias.

Cattleya walkeriana tipo


As walkerianas que tenho são rústicas, suas formas não são perfeitas como muitos orquidofilos desejam, mas me encanta seu perfume, cor e forma.

Coelogyne flacida


Esta orquídea desponta inúmeras flores ao longo de diversas hastes pendentes, no inverno, formando uma touceira densa. Seu odor, para algumas pessoas não é agradável. Ela esta em um cachepô debaixo do pé de pinha, rego a cada dois dias.

terça-feira, 8 de junho de 2010

V. Lacaille x V. Dr. Amek


Primeira floração desta orquídea, suas flores olhando de longe parece de plástico, uma haste com sete flores. Não é perfumada, esta em um cachepô debaixo do pé de pinha. Sua rega é diária.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Blc. chyong Gui Ta-Hsin x (Lc. Amber Glen x Bc Pastoral "Inocense")


A primeira floração desta orquídea foi em 02/08 uma flor, em 05/10 uma haste com duas flores. Não senti perfume, mas a beleza é tocante. Esta em um vaso de plástico pequeno debaixo do sombrite 50%, rego em dias alternados.

Cattleya walkeriana


Esta é a primeira floração desta orquídea, somente este botão. Mas o perfume e a cor é tão marcante. Esta debaixo do pé de pinha em um pedaço de madeira, rego a cada dois dias.

domingo, 30 de maio de 2010

Coelogyne lawrenceana


Orquídea de crescimento rápido, forma densas e vigorosas touceiras. Pode florescer até duas vezes ao ano, em meados do verão e no inicio do inverno. Ela esta em um cachepô de madeira, debaixo do pé de pinha. Rego a cada dois dias.

Phalaenopsis amabilis


Orquídea de um branco puro com o interior do labelo amarelado. Cultivada no pé de pinha, substrato casca de pinus, regas a cada dois dias.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cattleya walkeriana


Adquiri esta orquídea em 03/09, em 04/10 surgiram quatorze botões, esta em um pedaço pequeno de casca de árvore, debaixo do pé de pinha, gosta de variação de temperatura, rego em dias alternados. Seu perfume é bem marcante. Esta lindíssima!!!

Lc. Irene Finney "Nakao" x Pot. Red Crab "Kuan Miao"


Adquiri esta orquídea em 05/08, em 04/10 uma haste com dois botões, primeira floração, flor grande de ótima textura, um perfume suave, a noite fica bem forte. Esta num vaso de cerâmica pequeno debaixo do sombrite 50%, seu substrato é casca de pinus. Rego em dias alternados.

Phalaenopsis hybrid

Orquídea-borboleta; falaenópsis.
Cultivo a meia sombra, seu substrato é casca de pinus. Sua rega é diária ou a cada dois dias. Deve ser replantada anualmente.

Sophronitis cernua


Esta pequena orquídea foi doada pelo Sr. Liu em 07/08, sendo sua segunda floração. Gosta de placa de xaxim e alta umidade, suas flores parecem que olham para o chão, é muito charmosa!!

V. Kaoyai Fantazi "Red"


Adquirida em 04/09, em 04/10 uma haste com um botão, primeira floração. Esta num cachepo de madeira embaixo do pé de pinha, gosta de bastante umidade, flor bem grande e vistosa.

terça-feira, 30 de março de 2010

Vanda denísoniana


Está orquídea gosta de bastante humidade e de altas temperaturas. Adquiri em 09/08, em 07/09
sua primeira floração com 5 flores. Em 01/10 o tempo estava quente e com chuva, não percebi e saiu uma haste floral, parou de chover e passei a regar diariamente uma vez por dia, quando percebi ela tinha abortado a haste floral. Passei a regar duas vezes ao dia, em 03/10 surgiu uma haste com dois botões. São detalhes que temos que observar. Ela esta debaixo do pé de pinha. Em uma cesta de plástico pequena, com xaxim.

Anatomia das orquídeas

Belas e de rara delicadeza, as orquídeas são consideradas por muitos botânicos como o organismo mais perfeito do reino vegetal. Variedades de formas, cores, tamanhos, mesmo com tanta diversidade, elas se agrupam em uma mesma família graças à estrutura da flor, sempre idêntica: três pétalas, três sépalas e a coluna, o órgão reprodutor, observe a figura:
-Pedicelo: é a haste floral, responsável pela sustentação da flor.
-Pseudobulbo: é uma modificação da haste foliar que têm a função de armazenar água e nutrientes.
-Rizoma: caule que se desenvolve horizontalmente, sobre o solo ou substrato.
-Raízes órgão de fixação.