terça-feira, 30 de março de 2010

Vanda denísoniana


Está orquídea gosta de bastante humidade e de altas temperaturas. Adquiri em 09/08, em 07/09
sua primeira floração com 5 flores. Em 01/10 o tempo estava quente e com chuva, não percebi e saiu uma haste floral, parou de chover e passei a regar diariamente uma vez por dia, quando percebi ela tinha abortado a haste floral. Passei a regar duas vezes ao dia, em 03/10 surgiu uma haste com dois botões. São detalhes que temos que observar. Ela esta debaixo do pé de pinha. Em uma cesta de plástico pequena, com xaxim.

Anatomia das orquídeas

Belas e de rara delicadeza, as orquídeas são consideradas por muitos botânicos como o organismo mais perfeito do reino vegetal. Variedades de formas, cores, tamanhos, mesmo com tanta diversidade, elas se agrupam em uma mesma família graças à estrutura da flor, sempre idêntica: três pétalas, três sépalas e a coluna, o órgão reprodutor, observe a figura:
-Pedicelo: é a haste floral, responsável pela sustentação da flor.
-Pseudobulbo: é uma modificação da haste foliar que têm a função de armazenar água e nutrientes.
-Rizoma: caule que se desenvolve horizontalmente, sobre o solo ou substrato.
-Raízes órgão de fixação.

Flor de uma orquídea


Formada por três sépalas e três pétalas bem desenvolvidas. A função das sépalas e a de proteger o botão, depois de desabrochadas, torna-se tão coloridas quanto as pétalas. Intercalando-se pétalas e sépalas, uma pétala se diferencia das demais na forma e coloração, recebendo o nome de labelo, tendo este a função de atrair agentes polinizadores, garantindo assim a sua reprodução.

Blc. George King "Yamonaka"


Adquiri esta orquídea em 09/08, com duas flores, em 03/10 duas flores. O formato da flor é grande, muito vistosa, um perfume forte e adocicado. Esta em um vaso de plástico médio, debaixo do sombrite 50%, substrato casca de pinus e fibra de coco, rego dia sim dia não.

(C. califlora "Sun Acres" x L. purpurata) x Lc. Cecile Simmons "Jimennez"


Um lindo cruzamento de flores lilás de lindo labelo, com flores lilás escuras. Esta é a sua primeira floração em 03/10, com três flores, o perfume só é percebido a noite, bem adocicado. Esta em um vaso de plástico médio debaixo do sombrite 50%, seu substrato é casca de pinus. Rego dia sim dia não.

domingo, 21 de março de 2010

Oi, agradeço muito, por vocês visitar meu blog, fico muito contente, me ajudem, a melhorá-lo, de sua opinião/sugestão. Se você não gostar de deixar a mensagem no blog mande para o email: orquidariosantaterezinha@uol.com.br







Blc. Haw Yuan Beauty "Rainbow"




Belo híbrido, esta é a sua primeira floração, 03/10, uma haste com cinco botões. Adquirida em 04/09, exposição de São Carlos/SP., esta em um vaso de plástico debaixo do sombrite 50%, substrato casca de pinus. Rego dia sim dia não.

(V. Tesselata x V. Tricolor) x V. Sunray Blue (Vandir)



Flores amarelas, cruzada com matriz azul com detalhes escuros na sua base, assim ficou este belo híbrido, esta é sua primeira floração uma haste com 5 flores, em 03/10. Ela esta em um vaso pequeno de plástico, debaixo do pé de pinha. rego duas vezes ao dia.

Papilionanthe teres



Espécie com folhagem rígida, estreita e roliça, seu crescimento é monopodial. Esta é sua primeira floração 03/10, três flores, esta em um cilindro/suporte de bambu. Gosta de rega diária, esta a sol pleno. Curiosidade: no Havaí é cultivada amplamente como flor de corte.

Cattleya Intermedia "Aquino Max"



Cattleya intermedia apresenta variações no colorido e no formato das flores, especialmente no labelo. Adquiri esta em 06/08 em Rio Claro/SP., com uma haste e quatro botões, em 03/09 uma haste e três flores, em 03/10 uma haste e quatro flores. Esta em um vaso de plástico debaixo do sombrite 50%, substrato casca de pinus, rego dia sim dia não. Gosta de adubo orgânico (bokashi) de dois em dois meses.

Denfhal



Muitos orquidófilos considera esta orquídea uma variação do Dendrobium bigibbum. Os denfhals apresentam formas e coloridos diversos, com porte e flores maiores. Adquiri esta orquídea em 05/08 com uma haste com treze flores, em 03/10 uma haste com nove flores. Esta em sol pleno, em um vaso de plástico, rego dia sim dia não, substrato casca de pinus.

Lc. Kunta Kinte "Otelo" x Pot. Red Crab "Kuan Miao"

Segunda floração desta orquídea com duas flores em 03/10, a primeira saiu uma haste com quatro flores em 08/09, seu perfume é suave, fica bem forte a noite, esta em um vaso de plástico debaixo do sombrite 50%, seu substrato é casca de pinus, rego dia sim dia não, seu formato e textura é muito boa. É um belo híbrido.

terça-feira, 16 de março de 2010

Cattleya amethistoglossa x C. labiata


Adquiri esta orquídea em 04/09, com duas hastes florais com oito botões, em 03/10 duas hastes florais com três e seis flores. Seu perfume é bem marcante, sua florada é bem vistosa, flores grandes. Esta em um vaso grande de plástico, debaixo do sombrite 50%. Rego dia sim dia não. Seu substrato é fibra de coco e xaxim.

Vanda sanderiana


Não suportei esperar abrir por completo, precisava mostra-lá. Adquiri esta orquídea em 03/09 com uma haste floral com cinco botões. Em 03/10 duas hastes florais com seis e quatro flores. Lindíssima!!! Ela esta debaixo do pé de pinha, rego diariamente, se muito calor duas vezes ao dia. Esta em um cesto de madeira com substrato de esfagno.

quarta-feira, 10 de março de 2010

C. Labiata S/A Garganta escura x C. Labiata S/A Sanguinea Paccione


No dia 09/03//2010, fui a reunião da associação orquidófila de Rib. Preto (ASSORP), o orquidófilo Cidnilson sorteou para as mulheres presentes uma orquídea referente ao dia das mulheres (08/03), e eu fui a premiada. Ela esta com uma haste com duas flores. Linda!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Bc Pastoral "Innocence" x C. Dinah


Esta é a primeira floração desta orquídea, adquiri ela em 05/08, em 02/10 um botão apenas mas valeu! Perfume fraco adocicado, esta em um vaso de plástico debaixo do sombrite 50%. Rego dia sim dia não, substrato casca de pinus.

Canela em pó


Não deixo a flor cair sozinha, sempre corto quando começa a ficar passada, assim não enfraquece a planta. Depois de cortar a flor sempre passo canela em pó no local cortado, é um ótimo cicatrizante natural.

Dica


Nestes tempos de chuva é comum aparecer cochonilhas, tentei mostrar pelas fotos como trato com este problema. Primeiro pego uma escovinha limpa e limpo o máximo da planta, depois pego um algodão molho óleo mineral e passo nas folhas. O óleo mineral mata por sufocamento as cochonilhas.

Cattleya labiata


Adquiri esta orquídea em 03/09 na exposição de Batatais/Sp., com uma haste e três botões. Em 02/10 uma haste com três botões. Esta em um vaso de plástico, seu substrato fibra de coco e casca de pinus, rego dia sim dia não, debaixo do sombrite 50%. Tem um perfume adocicado e intenso, dizem por ai que parece com o Chanel Nº 5, não sei nunca usei Chanel.

Blc George King


Adquiri esta orquídea em 04/09 na exposição de São Carlos/Sp., com dois botões fechados, em 02/10 dois botões. Ela chama a atenção pelo tamanho da flor. Esta em um vaso de plástico pequeno, terei que dividi-la e replantar, ela cresceu muito. Esta debaixo do sombrite 50% rego dia sim dia não.