quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rhynchostylis retusa

 Adquiri esta orquídea em 2008, somente em 10/2012 ela floriu. Valeu muito a pena esperar. È um gênero epífita, monopodial, e possuem folhas semi-rígidas, necessitam de umidade elevada. Exalam um intenso perfume cítrico. Esta em um vaso de plastico pequeno, debaixo do pé de pinha.

Blc enio x c. granuloza

Não tenho certeza que este seje o nome desta planta. Esta em sua primeira floração, ela é bem vistosa, com leve perfume.

domingo, 19 de agosto de 2012

Vanda purple

 Adquiri esta orquídea em 02/02/2008, sendo esta sua primeira floração(08/2012). Orquídea epífita de crescimento monopodial(crescimento continuo na vertical) de origem asiática que, para bom desenvolvimento, necessita de calor e umidade, em condições ideais pode florescer até quatro vezes ao ano.

Asconcentrum miniatum

Pequeno gênero asiático, monopodiais e epífitas, suas flores são de cores vibrantes, variando do rosa ao laranja e vermelho, são muito usadas para hibridações com o gênero Vanda(Ascocenda).Este ano(2012) ela me surpreendeu com sete cachos.

sábado, 28 de julho de 2012

Odontioda wossener purpurstern

 Adquiri esta orquídea em 06/2011, na exposição de Ribeirão Preto/SP. Sua época de floração é entre outono - primavera, duração da flor até 25 dias. Sombreamento 60% - 70%, substrato esfagno, rega em dias alternados.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cattleya chocolate drop

Planta de muita substancia em suas flores, de uma cor forte e muito durável, agradável perfume.Esta em um vaso de plastico, substrato casca de macadâmia. Sombreamento 50%.

Asconcenda Krailerk(vanda wirat x vanda srakaewyn)

Em 05/12 uma haste com 5 flores. Em 09/09, uma haste com sete flores. Em 01/10 uma haste com três flores. Ela esta debaixo do pé de pinha, rego diariamente, quando esta muito quente rego duas vezes ao dia. Ela está em um cesto de madeira, o substrato é fibra de coco.Em 05/12 uma haste com 5 flores.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Schomburgkia crispa

 Esta espécie é bem robusta com grandes bulbos. Haste floral ereta de 70cm, que possui em seu ápice de 8 a 15 flores de 4cm muito encrespadas e dispostas em cacho denso e arredondado. Època de floração, outono. Adquiri esta planta em 06/09 sendo esta sua primeira floração. Estou encantada. Sombreamento 50%, regas em dias alternados esta em um pedaço de arvore.

V. Khaoyi Fantasy "red"


 Adquiri esta orquídea em 04/09, sendo esta a primeira floração, cultivo ele a meia-sombra debaixo do pé de pinha, a umidade é mais alta, as regas são diárias ou a cada dois dias. Esta em um cachepô de madeira com cascas de arvore.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

domingo, 22 de abril de 2012

Blc Hélio Mauricio Bittencourt x Blc. Goldenzelle

Sempre escrevo belo hibrido, mas o que é hibrido?
Basicamente é o cruzamento de duas ou mais espécies diferentes., no caso desta planta Brassolaeliocattleya =
Brassavola + Laelia + Cattleya. Estes cruzamentos ocorrem na ânsia da perfeição e na busca de plantas melhores( que seja resistente à pragas, duração maior da floração, maior dimensão da flor, adaptação a outras temperaturas e maior frequência e data de floração  etc.).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Blc. ococet "dark queen"

Belo hibrido, uma haste floral com duas ou mais flores. Leve perfume. Realmente é uma rainha escura.
Esta debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados. Substrato casca de macadâmia.

terça-feira, 17 de abril de 2012

(Lc. vich gold x blc. rehana kosil) x Blc nobile's ambar

Belo hibrido, com uma textura invejável. Leve perfume. Esta em um vaso de plastico debaixo do sombrite. O substrato é casca de macadâmia( tem decomposição muito rápida, liberando alguns nutrientes, porém formando massa pastosa e exigindo replantios).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vanda lourdes apostal "pink"

Esta é a primeira floração desta orquídea, adquiria em 06/2008 em uma exposição em Ribeirão Preto. Ela esta em um cachepô de madeira debaixo do pé de pinha. Regas diárias. Fiquei apaixonada.

Doritis pulcherrima var. alba

Esta orquídea tem a aparência de uma phalaenopsis em miniatura, com pequenas folhas e raízes grossas, são mais resistentes as  doenças e as regas. Seu substrato casca de pinus e esfagno.

domingo, 18 de março de 2012

Dendrobium bigibbum

No outono, surge uma longa haste floral, de até 60cm de comprimento, composta por diversas flores lilases, semelhante ao gênero phalaenopsis. Ela é amplamente produzida como flor de corte para arranjos. Esta orquídea esta em um vaso pequeno a pleno sol, as regas são intercaladas.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Lc. puppy love x Catleya aurantiaca

Um belo hibrido, o amarelo do labelo chama a atenção. Esta em um vaso debaixo do sombrite 50%. Rego em dias alternados. Um leve perfume doce.

Brassavola flagelaris

Nome popular, orquídea chicote, é uma alusão às suas folhas, que são roliças, muito finas e longas, de mais de 50cm de comprimento Desponta uma haste no verão com flores que exalam um perfume no inicio da noite.
Esta em um pedaço de madeira na sombra, rego diariamente.

Phalaenopsis hybrid

Complexo grupo de orquídeas hibridas originadas de cruzamento diversos, do gênero. O que me chamou a atenção desta foi seu labelo na cor laranja.

Oncidium Aloha Iwanaga

Nome popular, Chuva-de-ouro, é um cruzamento de dois híbridos, ela apresenta um enorme labelo com uma pequena mancha vermelha na parte interna. Substrato mistura de esfagno com casca de pinus e carvão mineral. Rego diariamente, esta num local bem ventilado, debaixo do pé de pinha.